Como ter um blog de sucesso para a minha farmácia?
A palavra “Blog” pode soar um tanto quanto antiquado para algumas pessoas. Talvez você pense que algo que surgiu em meados dos anos 90, já pode estar ultrapassado e caindo em desuso nos dias de hoje.
Assim como o e-mail marketing, os blogs são uma das ferramentas de marketing mais subestimadas com o avanço digital e o surgimento de novas mídias. Com as novas estratégias de Marketing Digital e a popularização do Inbound Marketing, ambas se mostraram ferramentas poderosíssimas para negócios que buscam ganhar destaque frente à concorrência.
Mas hoje, deixaremos de lado o e-mail marketing, e vamos falar especificamente do tema do nosso post: Como ter um Blog de sucesso para a minha farmácia?
O que é um Blog?
Talvez você lembre dos blogueiros e blogueiras que produziam conteúdo referente a moda, beleza, tecnologia, ou qualquer outro assunto com o qual possuíam afinidade e conhecimento específico, como a promoção da sua imagem ou de um produto/empresa parceira, funcionado como um “diário virtual”.
Por serem autoridade no assunto, blogueiros atraíram milhares de seguidores, ganharam notoriedade, e também obtinham lucro com a sua atividade.
Um blog nada mais é, do que uma página internet na qual se concentram conteúdo para um público ou segmento específico, em formato de texto, imagem, vídeo, ou então áudio. O que antes era utilizado como páginas e ferramenta de promoção pessoal, hoje vem sendo utilizado por empresas como um importante aliado de Marketing Digital.
Um blog pode ajudar uma empresa a tirar as principais dúvidas de seus clientes, informar sobre importantes atualizações, ou até mesmo implementar uma ideia e gerar demanda para um produto específico. Com isso, é possível gerar confiança e ganhar autoridade para sua farmácia.
Quando alguém busca na internet: “Como aliviar a dor de forma natural?” é possível encontrar milhares de resultados na internet, e seu blog (com uma possível solução) poderá ser um deles. OBS: Caso busque uma solução para a sua farmácia com a pergunta acima, procure por REPHYLL®. =)
Com um blog bem produzido e um conteúdo relevante, é possível proporcionar uma série de benefícios para a sua farmácia e consequentemente, impulsionar suas vendas.
A palavra “Blog” pode soar um tanto quanto antiquado para algumas pessoas. Talvez você pense que algo que surgiu em meados dos anos 90, já pode estar ultrapassado e caindo em desuso nos dias de hoje.
Assim como o e-mail marketing, os blogs são uma das ferramentas de marketing mais subestimadas com o avanço digital e o surgimento de novas mídias. Com as novas estratégias de Marketing Digital e a popularização do Inbound Marketing, ambas se mostraram ferramentas poderosíssimas para negócios que buscam ganhar destaque frente à concorrência.
Mas hoje, deixaremos de lado o e-mail marketing, e vamos falar especificamente do tema do nosso post: Como ter um Blog de sucesso para a minha farmácia?
O que é um Blog?
Talvez você lembre dos blogueiros e blogueiras que produziam conteúdo referente a moda, beleza, tecnologia, ou qualquer outro assunto com o qual possuíam afinidade e conhecimento específico, como a promoção da sua imagem ou de um produto/empresa parceira, funcionado como um “diário virtual”.
Por serem autoridade no assunto, blogueiros atraíram milhares de seguidores, ganharam notoriedade, e também obtinham lucro com a sua atividade.
Um blog nada mais é, do que uma página internet na qual se concentram conteúdo para um público ou segmento específico, em formato de texto, imagem, vídeo, ou então áudio. O que antes era utilizado como páginas e ferramenta de promoção pessoal, hoje vem sendo utilizado por empresas como um importante aliado de Marketing Digital.
Um blog pode ajudar uma empresa a tirar as principais dúvidas de seus clientes, informar sobre importantes atualizações, ou até mesmo implementar uma ideia e gerar demanda para um produto específico. Com isso, é possível gerar confiança e ganhar autoridade para sua farmácia.
Quando alguém busca na internet: “Como aliviar a dor de forma natural?” é possível encontrar milhares de resultados na internet, e seu blog (com uma possível solução) poderá ser um deles. OBS: Caso busque uma solução para a sua farmácia com a pergunta acima, procure por REPHYLL®. =)
Com um blog bem produzido e um conteúdo relevante, é possível proporcionar uma série de benefícios para a sua farmácia e consequentemente, impulsionar suas vendas.
Vantagens de criar uma Blog para a sua farmácia?
1. Blogs aumentam a visibilidade e geram autoridade para a sua empresa:
Ao escrever sobre um determinado assunto com conteúdo relevante e bem produzido, você demonstra conhecimento e autoridade sobre aquilo escreveu, aumentando a sua credibilidade no mercado.
Os blogs também melhoram a visibilidade na internet, uma vez que podem ser encontrados pelos mecanismos de pesquisa.
2. Melhoram o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa:
Um blog pode aumentar a quantidade de páginas indexadas nos mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo, Bing, etc.), fazendo com que seu site seja encontrado com maior facilidade.
Com um bom conteúdo publicado, é possível que alguns sites linkem seu conteúdo ao seu post de blog, melhorando a autoridade de seu domínio, e consequentemente, o posicionamento no Google.
3. Ajudam a melhorar o tráfego para o seu site:
Com um conteúdo bem ranqueado, você provavelmente atrairá mais visitantes para o seu site, principalmente se seu conteúdo estiver posicionado nos primeiros resultados nos mecanismos de busca. Mais acesso ao seu site podem gerar mais clientes em potencial.
4. Auxiliam no processo de venda:
Seu cliente em potencial percorre toda uma jornada de compra que envolve pesquisa, interesse, consideração (que envolve você e seus concorrentes), e só então ele decide se comprará um produto ou não com a sua empresa. Um blog poderá auxiliar no processo de construção dessa jornada e impulsionar a decisão de compra.
5. Conteúdo e resultados permanentes:
O conteúdo de um blog não “morre”, e por mais que você decida abandonar esse conteúdo e deixar de atualizá-lo, ele ainda poderá gerar resultados.
Claro que notícias e conteúdos datados podem se tornar irrelevantes com o passar do tempo, mas existem tipos de conteúdo em que a informação contida pode ser tão relevante que, com o passar do tempo, podem gerar resultados cada vez melhores, principalmente se esse conteúdo for atualizado com uma certa frequência. No marketing digital, esse tipo de conteúdo é batizado de Evergreen Content – veja mais neste post da Rockcontent.
6. Você não precisa pagar por eles:
Logicamente descontando os gastos com domínio e hospedagem, necessários para qualquer website, os blogs são ferramentas totalmente gratuitas que produzem resultados orgânicos (não pagos) e vitalícios. Tudo o que você precisa é produzir um bom conteúdo, com a devida técnica aplicada, e que com o tempo, trarão resultados.
Caso sinta a necessidade, você também pode impulsionar sua publicação contratando tráfego pago, como o Google Ads por exemplo, mas isso não é uma regra aqui.
Como criar um Blog para a sua farmácia?
Se sua farmácia já possui um site, provavelmente esse processo será muito mais fácil, mas caso você ainda não tenha, criar um blog também não é nenhum bicho de sete cabeças.
O primeiro passo para isso é contratar um serviço de domínio e hospedagem. As próprias empresas que oferecem esse tipo de serviço possuem uma equipe técnica capacitada que poderão lhe auxiliar neste processo.
Com o site ativo, agora é procurar por uma plataforma de CMS (Content Management System), ou seja, um sistema de gestão de conteúdo. O mais conhecido e recomendado de todos eles, é a plataforma Wordpress.
O Wordpress simplifica bastante o trabalho de construção e gerenciamento de Blogs e Websites. É possível encontrar diversos tutoriais na internet que ensinam direitinho como fazer todo o processo de instalação e customização de temas (layout) da plataforma.
Se mesmo assim você encontrar dificuldades para execução dos passos acima, você também poderá realizar a contratação de um profissional qualificado para te ajudar com tudo isso.
Com tudo funcionando, resta agora saber como produzir conteúdo e atrair seus clientes.
Principais formatos de conteúdo
Agora você tem um blog, mas não sabe que tipo de conteúdo produzir? Talvez um dos maiores desafios da sua farmácia será produzir conteúdo relevante, e diversificar esse conteúdo em diferentes formatos.
A escolha do formato ideal para o seu conteúdo irá facilitar a leitura, tornar o conteúdo mais atraente e fácil de ser compreendido.
1. Educativos:
A finalidade deste tipo de post é gerar conhecimento. O foco aqui é educar, não vender! Você poderá sanar as principais dúvidas atreladas ao mercado, solucionar os principais problemas de seus clientes ou explicar um novo conceito.
Este é um bom formato para introduzir um assunto educativo que esteja atrelado aos objetivos do seu negócio. Segue um exemplo de post educativo publicado pela VPK Farma – “EfluVid: Como a pandemia da COVID-19 pôde influenciar e intensificar a queda de cabelo?”
2. Tutoriais:
Com certeza você já procurou uma receita culinária na internet. O que toda receita tem? Um passo a passo de como fazer!
Os tutoriais são perfeitos para você ensinar seus clientes atuais e potenciais como realizar uma tarefa a partir de um guia detalhado. Aqui você poderá ensinar como fazer uma receita específica com um de seus ativos ou então um guia de como utilizar um produto corretamente. Por que não ensinar seus clientes como aplicar uma esfera de Reallagen™, por exemplo?
3. Listas:
Talvez um dos tipos de conteúdo mais populares e preferidos dentre os leitores. As listas dividem o conteúdo em tópicos, tornando-o mais “digerível”, fácil de ler e compreender.
Os tópicos também auxiliam o leitor de uma formal geral, no que ele irá encontrar nos próximos tópicos da lista, possibilitando que ele vá diretamente no ponto chave do problema que ele quer resolver, caso não queira ler todo o seu post na íntegra.
Bons exemplos de conteúdo em lista são: “5 vantagens da manipulação transdérmica para a sua farmácia”, “6 vilões da alimentação para as estrias e celulites”.
4. Notícias:
Você poderá também informar o seu público sobre alguma atualização do mercado, lançamentos de produtos, ou então comunicar alguma parceria de peso. As notícias também podem ser utilizadas para provocar um senso de urgência em sua audiência.
O timing aqui é importante. Notícias tendem a gerar uma grande audiência quando trabalhadas no momento certo. Trabalhar com uma notícia depois que ela esfriou pode já não ser mais relevante para o seu negócio.
5. Estudos de caso:
Que tal trazer um pouco mais de veracidade ao seu conteúdo? Os estudos de caso abordam casos e histórias reais de sucesso a partir das perspectivas de seus clientes.
Você poderá realizar uma entrevista com um de seus clientes satisfeitos ou então com um prescritor que vem obtendo sucesso com o uso de seus produtos em consultório, e transformar tais relatos em um post de blog.
Os estudos de caso trazem maior credibilidade para a sua farmácia e com toda certeza irão influenciar e impulsionar a decisão de compra.
Com essas dicas ficou mais fácil imaginar o sucesso que será o blog da sua farmácia? Basta escolher a pauta dos próximos conteúdos e estabelecer uma rotina com esse projeto.
Falando sobre rotina, é importante dizer que é mais valioso a constância do que a intensidade das suas postagens. Ou seja, surgirá mais resultados se você postar mensalmente por 1 ano, do que semana sim e outra não por 3 meses e depois parar sua produção de conteúdo.
Crie uma rotina de relacionamento e nutrição com o seu público. E depois, é só acompanhar os resultados e sempre buscar conteúdo relevante para ser compartilhado. 😉
Vantagens de criar uma Blog para a sua farmácia?
1. Blogs aumentam a visibilidade e geram autoridade para a sua empresa:
Ao escrever sobre um determinado assunto com conteúdo relevante e bem produzido, você demonstra conhecimento e autoridade sobre aquilo escreveu, aumentando a sua credibilidade no mercado.
Os blogs também melhoram a visibilidade na internet, uma vez que podem ser encontrados pelos mecanismos de pesquisa.
2. Melhoram o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa:
Um blog pode aumentar a quantidade de páginas indexadas nos mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo, Bing, etc.), fazendo com que seu site seja encontrado com maior facilidade.
Com um bom conteúdo publicado, é possível que alguns sites linkem seu conteúdo ao seu post de blog, melhorando a autoridade de seu domínio, e consequentemente, o posicionamento no Google.
3. Ajudam a melhorar o tráfego para o seu site:
Com um conteúdo bem ranqueado, você provavelmente atrairá mais visitantes para o seu site, principalmente se seu conteúdo estiver posicionado nos primeiros resultados nos mecanismos de busca. Mais acesso ao seu site podem gerar mais clientes em potencial.
4. Auxiliam no processo de venda:
Seu cliente em potencial percorre toda uma jornada de compra que envolve pesquisa, interesse, consideração (que envolve você e seus concorrentes), e só então ele decide se comprará um produto ou não com a sua empresa. Um blog poderá auxiliar no processo de construção dessa jornada e impulsionar a decisão de compra.
5. Conteúdo e resultados permanentes:
O conteúdo de um blog não “morre”, e por mais que você decida abandonar esse conteúdo e deixar de atualizá-lo, ele ainda poderá gerar resultados.
Claro que notícias e conteúdos datados podem se tornar irrelevantes com o passar do tempo, mas existem tipos de conteúdo em que a informação contida pode ser tão relevante que, com o passar do tempo, podem gerar resultados cada vez melhores, principalmente se esse conteúdo for atualizado com uma certa frequência. No marketing digital, esse tipo de conteúdo é batizado de Evergreen Content – veja mais neste post da Rockcontent.
6. Você não precisa pagar por eles:
Logicamente descontando os gastos com domínio e hospedagem, necessários para qualquer website, os blogs são ferramentas totalmente gratuitas que produzem resultados orgânicos (não pagos) e vitalícios. Tudo o que você precisa é produzir um bom conteúdo, com a devida técnica aplicada, e que com o tempo, trarão resultados.
Caso sinta a necessidade, você também pode impulsionar sua publicação contratando tráfego pago, como o Google Ads por exemplo, mas isso não é uma regra aqui.
Como criar um Blog para a sua farmácia?
Se sua farmácia já possui um site, provavelmente esse processo será muito mais fácil, mas caso você ainda não tenha, criar um blog também não é nenhum bicho de sete cabeças.
O primeiro passo para isso é contratar um serviço de domínio e hospedagem. As próprias empresas que oferecem esse tipo de serviço possuem uma equipe técnica capacitada que poderão lhe auxiliar neste processo.
Com o site ativo, agora é procurar por uma plataforma de CMS (Content Management System), ou seja, um sistema de gestão de conteúdo. O mais conhecido e recomendado de todos eles, é a plataforma Wordpress.
O Wordpress simplifica bastante o trabalho de construção e gerenciamento de Blogs e Websites. É possível encontrar diversos tutoriais na internet que ensinam direitinho como fazer todo o processo de instalação e customização de temas (layout) da plataforma.
Se mesmo assim você encontrar dificuldades para execução dos passos acima, você também poderá realizar a contratação de um profissional qualificado para te ajudar com tudo isso.
Com tudo funcionando, resta agora saber como produzir conteúdo e atrair seus clientes.
Principais formatos de conteúdo
Agora você tem um blog, mas não sabe que tipo de conteúdo produzir? Talvez um dos maiores desafios da sua farmácia será produzir conteúdo relevante, e diversificar esse conteúdo em diferentes formatos.
A escolha do formato ideal para o seu conteúdo irá facilitar a leitura, tornar o conteúdo mais atraente e fácil de ser compreendido.
1. Educativos:
A finalidade deste tipo de post é gerar conhecimento. O foco aqui é educar, não vender! Você poderá sanar as principais dúvidas atreladas ao mercado, solucionar os principais problemas de seus clientes ou explicar um novo conceito.
Este é um bom formato para introduzir um assunto educativo que esteja atrelado aos objetivos do seu negócio. Segue um exemplo de post educativo publicado pela VPK Farma – “EfluVid: Como a pandemia da COVID-19 pôde influenciar e intensificar a queda de cabelo?”
2. Tutoriais:
Com certeza você já procurou uma receita culinária na internet. O que toda receita tem? Um passo a passo de como fazer!
Os tutoriais são perfeitos para você ensinar seus clientes atuais e potenciais como realizar uma tarefa a partir de um guia detalhado. Aqui você poderá ensinar como fazer uma receita específica com um de seus ativos ou então um guia de como utilizar um produto corretamente. Por que não ensinar seus clientes como aplicar uma esfera de Reallagen™, por exemplo?
3. Listas:
Talvez um dos tipos de conteúdo mais populares e preferidos dentre os leitores. As listas dividem o conteúdo em tópicos, tornando-o mais “digerível”, fácil de ler e compreender.
Os tópicos também auxiliam o leitor de uma formal geral, no que ele irá encontrar nos próximos tópicos da lista, possibilitando que ele vá diretamente no ponto chave do problema que ele quer resolver, caso não queira ler todo o seu post na íntegra.
Bons exemplos de conteúdo em lista são: “5 vantagens da manipulação transdérmica para a sua farmácia”, “6 vilões da alimentação para as estrias e celulites”.
4. Notícias:
Você poderá também informar o seu público sobre alguma atualização do mercado, lançamentos de produtos, ou então comunicar alguma parceria de peso. As notícias também podem ser utilizadas para provocar um senso de urgência em sua audiência.
O timing aqui é importante. Notícias tendem a gerar uma grande audiência quando trabalhadas no momento certo. Trabalhar com uma notícia depois que ela esfriou pode já não ser mais relevante para o seu negócio.
5. Estudos de caso:
Que tal trazer um pouco mais de veracidade ao seu conteúdo? Os estudos de caso abordam casos e histórias reais de sucesso a partir das perspectivas de seus clientes.
Você poderá realizar uma entrevista com um de seus clientes satisfeitos ou então com um prescritor que vem obtendo sucesso com o uso de seus produtos em consultório, e transformar tais relatos em um post de blog.
Os estudos de caso trazem maior credibilidade para a sua farmácia e com toda certeza irão influenciar e impulsionar a decisão de compra.
Com essas dicas ficou mais fácil imaginar o sucesso que será o blog da sua farmácia? Basta escolher a pauta dos próximos conteúdos e estabelecer uma rotina com esse projeto.
Falando sobre rotina, é importante dizer que é mais valioso a constância do que a intensidade das suas postagens. Ou seja, surgirá mais resultados se você postar mensalmente por 1 ano, do que semana sim e outra não por 3 meses e depois parar sua produção de conteúdo.
Crie uma rotina de relacionamento e nutrição com o seu público. E depois, é só acompanhar os resultados e sempre buscar conteúdo relevante para ser compartilhado. 😉
Marketing Irial Mag
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Atualizado em 30/06/2022
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