3 formas de melhorar a experiência do consumidor na sua farmácia

3 formas de melhorar a experiência do consumidor na sua farmácia

3 formas de melhorar a experiência do consumidor na sua farmácia

O consumidor tem mudado seu comportamento de compra e seus critérios de escolha de um espaço para comprar seus produtos - independente de qual ele seja. Hoje em dia, quem compra tem acesso à informação sobre medicamentos, produtos e suplementos através de diversas formas, como publicidade ou indicações e, dessa forma, cuidar da experiência do consumidor é muito importante.

 

Por isso, é fundamental que você valorize ao máximo a experiência de compra do seu cliente, pois esse é o momento de fidelização e conquista de uma conexão real, sincera e que ambos os lados conseguem ganhar.

 

Mas como fazer isso de forma adequada? Como construir uma relação de respeito, busca e entrega? É o que falaremos a seguir, em três tópicos que te ajudarão a melhorar a experiência do consumidor na sua farmácia.

O consumidor tem mudado seu comportamento de compra e seus critérios de escolha de um espaço para comprar seus produtos - independente de qual ele seja. Hoje em dia, quem compra tem acesso à informação sobre medicamentos, produtos e suplementos através de diversas formas, como publicidade ou indicações e, dessa forma, cuidar da experiência do consumidor é muito importante.

 

Por isso, é fundamental que você valorize ao máximo a experiência de compra do seu cliente, pois esse é o momento de fidelização e conquista de uma conexão real, sincera e que ambos os lados conseguem ganhar.

 

Mas como fazer isso de forma adequada? Como construir uma relação de respeito, busca e entrega? É o que falaremos a seguir, em três tópicos que te ajudarão a melhorar a experiência do consumidor na sua farmácia.

Balcão de atendimento

Tudo começa com um bom atendimento! Aquele olho no olho, o entendimento, a parceria, a disponibilidade, entre outros fatores, contribuem grandemente para que a experiência seja completa e satisfatória, afinal, a recepção do seu cliente na farmácia é a primeira impressão.

 

Conhecimento farmacêutico

Mais um ponto importante para construir uma boa experiência do consumidor: um ou mais farmacêuticos disponíveis para atender às necessidades dos clientes. Além disso, é obrigatório ter ao menos um disponível na farmácia de manipulação.

Ao ter um profissional disponível, com conhecimento farmacêutico rico, passa confiança para o seu público. Assim, ele consegue tirar dúvidas técnicas, analisar histórico dos pacientes, documentar e identificar necessidades urgentes, além de outras funções.

Ter mais de um farmacêutico na sua farmácia proporciona atendimento mais personalizado e com muito mais atenção, cuidado e assertividade.

 

Experiência do consumidor diferenciada

Que tal trabalhar de uma forma diferente a presença do seu cliente na farmácia? Personalizar cada atendimento? Seja com um brinde especial, com propostas voltadas somente para as necessidades dele (como produtos ou algum procedimento, por exemplo), ou até mesmo propor uma mini consulta gratuita com conselhos sobre a saúde.

Além disso, pensar em um tour de atendimento mudará toda a impressão que o cliente tem e construirá outra imagem - mas essa, de muito mais impacto, interesse e diferenciação.

 

Investir em marketing é uma forma de melhorar a experiência do consumidor

Além dos pontos citados acima, outro tipo de marketing que constrói uma boa experiência do consumidor é o marketing interno. A disposição dos seus produtos deve ser estratégica, mas apostar em propagandas no próprio estabelecimento também é interessante.

Quando realizar o lançamento de um produto, por exemplo, caracterize todo o espaço, prepare banners e panfletos, crie um QR Code para saber mais sobre o lançamento, crie cartões para acompanhar os pedidos entregues, faça uma ampla divulgação. Explore todas as frentes possíveis para que ele se torne conhecido.

 

Por fim, é importante lembrar que todas as estratégias devem ser pensadas e realizadas de acordo com a necessidade da sua farmácia, seguindo com o seu orçamento, sempre com objetivo de promover uma boa experiência do consumidor, mas também pensando na saúde financeira do seu negócio.

Investir em marketing é investir em uma experiência cada vez mais completa.

Balcão de atendimento

Tudo começa com um bom atendimento! Aquele olho no olho, o entendimento, a parceria, a disponibilidade, entre outros fatores, contribuem grandemente para que a experiência seja completa e satisfatória, afinal, a recepção do seu cliente na farmácia é a primeira impressão.

 

Conhecimento farmacêutico

Mais um ponto importante para construir uma boa experiência do consumidor: um ou mais farmacêuticos disponíveis para atender às necessidades dos clientes. Além disso, é obrigatório ter ao menos um disponível na farmácia de manipulação.

Ao ter um profissional disponível, com conhecimento farmacêutico rico, passa confiança para o seu público. Assim, ele consegue tirar dúvidas técnicas, analisar histórico dos pacientes, documentar e identificar necessidades urgentes, além de outras funções.

Ter mais de um farmacêutico na sua farmácia proporciona atendimento mais personalizado e com muito mais atenção, cuidado e assertividade.

 

Experiência do consumidor diferenciada

Que tal trabalhar de uma forma diferente a presença do seu cliente na farmácia? Personalizar cada atendimento? Seja com um brinde especial, com propostas voltadas somente para as necessidades dele (como produtos ou algum procedimento, por exemplo), ou até mesmo propor uma mini consulta gratuita com conselhos sobre a saúde.

Além disso, pensar em um tour de atendimento mudará toda a impressão que o cliente tem e construirá outra imagem - mas essa, de muito mais impacto, interesse e diferenciação.

 

Investir em marketing é uma forma de melhorar a experiência do consumidor

Além dos pontos citados acima, outro tipo de marketing que constrói uma boa experiência do consumidor é o marketing interno. A disposição dos seus produtos deve ser estratégica, mas apostar em propagandas no próprio estabelecimento também é interessante.

Quando realizar o lançamento de um produto, por exemplo, caracterize todo o espaço, prepare banners e panfletos, crie um QR Code para saber mais sobre o lançamento, crie cartões para acompanhar os pedidos entregues, faça uma ampla divulgação. Explore todas as frentes possíveis para que ele se torne conhecido.

 

Por fim, é importante lembrar que todas as estratégias devem ser pensadas e realizadas de acordo com a necessidade da sua farmácia, seguindo com o seu orçamento, sempre com objetivo de promover uma boa experiência do consumidor, mas também pensando na saúde financeira do seu negócio.

Investir em marketing é investir em uma experiência cada vez mais completa.

Marketing Irial Mag

Marketing Irial Mag

Marketing Irial Mag

Atualizado em 26/07/2022

Atualizado em 26/07/2022

Conteúdo relacionado

Conteúdo relacionado

Coenzima Q10: Aliada da saúde celular e do bem-estar

Coenzima Q10: Aliada da saúde celular e do bem-estar

Coenzima Q10: Aliada da saúde celular e do bem-estar

Os inúmeros benefícios associados à suplementação de Coenzima Q10 e o seu uso na farmácia de manipulação representam uma maneira estratégica de personalização eficaz para atender às necessidades específicas de cada paciente.

Os inúmeros benefícios associados à suplementação de Coenzima Q10 e o seu uso na farmácia de manipulação representam uma maneira estratégica de personalização eficaz para atender às necessidades específicas de cada paciente.

Ler mais
Cúrcuma: O Tesouro Dourado da Natureza!

Cúrcuma: O Tesouro Dourado da Natureza!

Cúrcuma: O Tesouro Dourado da Natureza!

O tesouro dourado da natureza é rico em uma substância chamada curcumina, sendo o ativo responsável pelas suas contribuições benéficas para a saúde e alvo de inúmeros estudos sobre os impactos na qualidade de vida das pessoas.

O tesouro dourado da natureza é rico em uma substância chamada curcumina, sendo o ativo responsável pelas suas contribuições benéficas para a saúde e alvo de inúmeros estudos sobre os impactos na qualidade de vida das pessoas.

Ler mais
Longevidade e Bem-Estar: Caminhos para um Envelhecimento Saudável

Longevidade e Bem-Estar: Caminhos para um Envelhecimento Saudável

Longevidade e Bem-Estar: Caminhos para um Envelhecimento Saudável

O envelhecimento saudável não depende apenas da genética da pessoa, mas sim dos hábitos que a pessoa cultiva ao longo da vida. Hábitos que envolvem uma preocupação com o envelhecer bem e com saúde.

O envelhecimento saudável não depende apenas da genética da pessoa, mas sim dos hábitos que a pessoa cultiva ao longo da vida. Hábitos que envolvem uma preocupação com o envelhecer bem e com saúde.

Ler mais
Ver mais conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em seu e-mail conteúdo exclusivo sobre mercado, produtos e novidades

Receba em seu e-mail conteúdo exclusivo sobre mercado, produtos e novidades

Seja um Cooperado