3 formas de melhorar a experiência do consumidor na sua farmácia
O consumidor tem mudado seu comportamento de compra e seus critérios de escolha de um espaço para comprar seus produtos - independente de qual ele seja. Hoje em dia, quem compra tem acesso à informação sobre medicamentos, produtos e suplementos através de diversas formas, como publicidade ou indicações e, dessa forma, cuidar da experiência do consumidor é muito importante.
Por isso, é fundamental que você valorize ao máximo a experiência de compra do seu cliente, pois esse é o momento de fidelização e conquista de uma conexão real, sincera e que ambos os lados conseguem ganhar.
Mas como fazer isso de forma adequada? Como construir uma relação de respeito, busca e entrega? É o que falaremos a seguir, em três tópicos que te ajudarão a melhorar a experiência do consumidor na sua farmácia.
O consumidor tem mudado seu comportamento de compra e seus critérios de escolha de um espaço para comprar seus produtos - independente de qual ele seja. Hoje em dia, quem compra tem acesso à informação sobre medicamentos, produtos e suplementos através de diversas formas, como publicidade ou indicações e, dessa forma, cuidar da experiência do consumidor é muito importante.
Por isso, é fundamental que você valorize ao máximo a experiência de compra do seu cliente, pois esse é o momento de fidelização e conquista de uma conexão real, sincera e que ambos os lados conseguem ganhar.
Mas como fazer isso de forma adequada? Como construir uma relação de respeito, busca e entrega? É o que falaremos a seguir, em três tópicos que te ajudarão a melhorar a experiência do consumidor na sua farmácia.
Balcão de atendimento
Tudo começa com um bom atendimento! Aquele olho no olho, o entendimento, a parceria, a disponibilidade, entre outros fatores, contribuem grandemente para que a experiência seja completa e satisfatória, afinal, a recepção do seu cliente na farmácia é a primeira impressão.
Conhecimento farmacêutico
Mais um ponto importante para construir uma boa experiência do consumidor: um ou mais farmacêuticos disponíveis para atender às necessidades dos clientes. Além disso, é obrigatório ter ao menos um disponível na farmácia de manipulação.
Ao ter um profissional disponível, com conhecimento farmacêutico rico, passa confiança para o seu público. Assim, ele consegue tirar dúvidas técnicas, analisar histórico dos pacientes, documentar e identificar necessidades urgentes, além de outras funções.
Ter mais de um farmacêutico na sua farmácia proporciona atendimento mais personalizado e com muito mais atenção, cuidado e assertividade.
Experiência do consumidor diferenciada
Que tal trabalhar de uma forma diferente a presença do seu cliente na farmácia? Personalizar cada atendimento? Seja com um brinde especial, com propostas voltadas somente para as necessidades dele (como produtos ou algum procedimento, por exemplo), ou até mesmo propor uma mini consulta gratuita com conselhos sobre a saúde.
Além disso, pensar em um tour de atendimento mudará toda a impressão que o cliente tem e construirá outra imagem - mas essa, de muito mais impacto, interesse e diferenciação.
Investir em marketing é uma forma de melhorar a experiência do consumidor
Além dos pontos citados acima, outro tipo de marketing que constrói uma boa experiência do consumidor é o marketing interno. A disposição dos seus produtos deve ser estratégica, mas apostar em propagandas no próprio estabelecimento também é interessante.
Quando realizar o lançamento de um produto, por exemplo, caracterize todo o espaço, prepare banners e panfletos, crie um QR Code para saber mais sobre o lançamento, crie cartões para acompanhar os pedidos entregues, faça uma ampla divulgação. Explore todas as frentes possíveis para que ele se torne conhecido.
Por fim, é importante lembrar que todas as estratégias devem ser pensadas e realizadas de acordo com a necessidade da sua farmácia, seguindo com o seu orçamento, sempre com objetivo de promover uma boa experiência do consumidor, mas também pensando na saúde financeira do seu negócio.
Investir em marketing é investir em uma experiência cada vez mais completa.
Balcão de atendimento
Tudo começa com um bom atendimento! Aquele olho no olho, o entendimento, a parceria, a disponibilidade, entre outros fatores, contribuem grandemente para que a experiência seja completa e satisfatória, afinal, a recepção do seu cliente na farmácia é a primeira impressão.
Conhecimento farmacêutico
Mais um ponto importante para construir uma boa experiência do consumidor: um ou mais farmacêuticos disponíveis para atender às necessidades dos clientes. Além disso, é obrigatório ter ao menos um disponível na farmácia de manipulação.
Ao ter um profissional disponível, com conhecimento farmacêutico rico, passa confiança para o seu público. Assim, ele consegue tirar dúvidas técnicas, analisar histórico dos pacientes, documentar e identificar necessidades urgentes, além de outras funções.
Ter mais de um farmacêutico na sua farmácia proporciona atendimento mais personalizado e com muito mais atenção, cuidado e assertividade.
Experiência do consumidor diferenciada
Que tal trabalhar de uma forma diferente a presença do seu cliente na farmácia? Personalizar cada atendimento? Seja com um brinde especial, com propostas voltadas somente para as necessidades dele (como produtos ou algum procedimento, por exemplo), ou até mesmo propor uma mini consulta gratuita com conselhos sobre a saúde.
Além disso, pensar em um tour de atendimento mudará toda a impressão que o cliente tem e construirá outra imagem - mas essa, de muito mais impacto, interesse e diferenciação.
Investir em marketing é uma forma de melhorar a experiência do consumidor
Além dos pontos citados acima, outro tipo de marketing que constrói uma boa experiência do consumidor é o marketing interno. A disposição dos seus produtos deve ser estratégica, mas apostar em propagandas no próprio estabelecimento também é interessante.
Quando realizar o lançamento de um produto, por exemplo, caracterize todo o espaço, prepare banners e panfletos, crie um QR Code para saber mais sobre o lançamento, crie cartões para acompanhar os pedidos entregues, faça uma ampla divulgação. Explore todas as frentes possíveis para que ele se torne conhecido.
Por fim, é importante lembrar que todas as estratégias devem ser pensadas e realizadas de acordo com a necessidade da sua farmácia, seguindo com o seu orçamento, sempre com objetivo de promover uma boa experiência do consumidor, mas também pensando na saúde financeira do seu negócio.
Investir em marketing é investir em uma experiência cada vez mais completa.
Marketing Irial Mag
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Atualizado em 26/07/2022
Atualizado em 26/07/2022