Por que a Black Friday é importante para a farmácia de manipulação?

O fenômeno Black Friday é uma campanha mundial de vendas que tem forte apelo no preço. Por isso, é a queridinha dos consumidores, ainda mais porquê faz o coração bater mais acelerado pela compra daquele produto dos sonhos.
O efeito consumista causado pela ação de vendas é sentido por vários setores da economia, sendo o segundo evento comercial mais importante do último trimestre do ano, sucessor do Dia das Crianças e antecessor das compras de Natal, que envolve não só a compra de presentes, mas os gastos com decoração, roupas, calçados, alimentos e tudo que envolve às festas de confraternização.
Um fenômeno que impacta o setor magistral
Para muitas farmácias de manipulação, o mês de novembro e a aguardada sexta-feira da Black Friday representam altas vendas e novos clientes.
Ao analisar às expectativas de compra para este ano, os brasileiros estão interessados em adquirir produtos para beleza, saúde e esporte, segundo a pesquisa de intenção de compras da Wake em parceria com a Opinion Box.
O estudo revela que 18% dos entrevistados estão de olho nas promoções que envolvem artigos de Beleza e Cosméticos. Já 11% estão atentos às promoções de Farmácia e Saúde, sendo que mais 10% estão preocupados com compras ligados a atividades esportivas.
Neste recorte, o setor magistral consegue trabalhar com o desenvolvimento estratégico de produtos focados para beleza, saúde e esporte, como cosméticos com ativos inovadores, desconto em fórmulas e suplementos para o aumento do desempenho e benefícios das atividades físicas.
Para muitos empresários magistrais, a campanha é indispensável para impulsionar as vendas nesta reta final de ano. Por outro lado, muito além de apenas aproveitar a alta na demanda de vendas, é uma oportunidade para a farmácia criar experiências marcantes para as pessoas e fidelizar o seu público, seja o cliente mais fiel ou conquistar novos consumidores.

O preço da Black Friday
O conceito de focar em preços baixos tem perdido um pouco de espaço no quesito estratégico da Black Friday brasileira. Os consumidores estão cada vez mais utilizando o estudo de preço como base para conclusão de uma compra no período de promoção.
De acordo com a pesquisa citada acima, 32,5% dos brasileiros estão monitorando os preços, sendo que 37,8% pretende começar a pesquisar com cerca de um mês de antecedência. Ou seja, não adiantar querer enganar o cliente.
Este comportamento demonstra que o foco não precisa ser apenas o preço mais baixo, mas sim o valor agregado com uma boa técnica de venda. Por isso, uma alternativa que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil é o foco na experiência do cliente, ou seja, como a empresa interage do primeiro contato até o pós-vendas.
A ideia de fortalecer a experiência do cliente é indispensável para as farmácias de manipulação, uma vez que as interações que um cliente tem com a farmácia são determinantes para os resultados positivos do negócio, ainda mais com a conquista de uma cartela de clientes fidelizados e prontos para aumentar a publicidade boca a boca.
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Foco na experiência do cliente
A experiência do cliente é a soma de todas as interações que um cliente tem com a farmácia, desde o primeiro contato com uma simples cotação até a conclusão da compra e uma possível nova compra futura, seja deste primeiro produto cotado ou de outros.
Focar na experiência do cliente é um diferencial que agrega:
- Aumento na fidelização do cliente;
- Melhora na percepção sobre o produto e serviço;
- Torna a farmácia mais fortalecida no mercado.
Para isso, é importante entender como melhorar a experiência do cliente na sua farmácia de manipulação, como:
- Implementar estratégias inovadoras:
- Conhecer o público-alvo do seu negócio;
- Ouvir atentamente os consumidores;
- Usar os feedbacks para melhorar os produtos e serviços.
Muito mais do que apenas oferecer um desconto surpreendente na Black Friday, a farmácia magistral tem a característica da proximidade com o cliente como seu maior diferencial, certo? Desta forma, oferecer condições benéficas e inesperadas em outros momentos depois da campanha de vendas também é positivo na construção desta relação, como descontos especiais ou brindes.

A voz da farmácia magistral
A comunicação é uma ferramenta valiosa para impulsionar os resultados positivos da farmácia de manipulação, seja na campanha de Black Friday ou ao longo do ano. Desta forma, um diferencial é estabelecer uma comunicação com o consumidor antes mesmo das ações agressivas de vendas, que acaba envolvendo outros segmentos e dispersando a atenção do cliente.
O estudo da Wake revela que os consumidores brasileiros estão utilizando as redes sociais como critério para escolha de uma empresa para consumir seus produtos e serviços. 39,7% dos pesquisados revelaram que preferem receber comunicações e propagandas pelas redes sociais. Desta forma, a farmácia conta com duas ferramentas estratégicas para melhorar o desempenho das ações de marketing.
Para isso, não é apenas fazer uma brincadeira com a equipe da farmácia usando a música do momento, mas sim mostrar para o consumidor em potencial que a farmácia tem domínio do assunto e está pronta para ajudar àquele cliente.
Outro ponto revelado pela pesquisa é que 30,1% optam por receber comunicações e propagandas pelo WhatsApp. Neste caso, é mais uma maneira da farmácia inovar a comunicação com informações sobre os produtos, serviços, assim como é uma ferramenta que está ao alcance da mão do consumidor e que tem o poder de auxiliar o desempenho da farmácia.
Entenda como é simples colocar em prática algumas ideias:
- Investir em informativos simples sobre produtos e serviços;
- Fortalecer a identidade visual da farmácia nos processos de comunicação;
- Envio de lembretes para quem utiliza medicamentos contínuos;
- Uma mensagem para questionar sobre o tratamento feito com manipulados.
Utilizar o WhatsApp como uma ferramenta estratégica de comunicação é a alternativa mais eficiente para aumentar a fidelização do cliente com a farmácia.
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Black Friday e o cooperativismo
A Black Friday representou durante muito tempo uma grande dor de cabeça para muitas farmácias de manipulação. A grande preocupação de muitos empreendedores magistrais estava em comprar a quantidade ideal para a realidade do seu negócio, e assim, sentir os resultados positivos da campanha, e sem o risco de investir na compra de um insumo que corre o risco de ficar parado no estoque e vencer.
O fracionamento adequado é um benefício que apenas uma distribuidora cooperativista como a Irial Mag é capaz de proporcionar. Além deste diferencial, os cooperados da Coopermag contam com os prazos de pagamento estendidos como uma estratégia para recuperar a margem de lucro, conseguindo comprar os insumos na Irial Mag com a quantidade adequada e com espaço de tempo para vender os produtos antes de concluir o pagamento.

O olhar da Irial Mag
A Irial Mag, primeira distribuidora de insumos farmacêuticos da Coopermag, possui como diferencial um olhar ecossistêmico para o mercado, que guia em direção ao propósito de oferecer insumos e condições para recuperar a margem e o vigor das farmácias de manipulação, sendo uma opção que favorece a quebra do monopólio dentro do segmento.
Como distribuidora de uma cooperativa de farmácias magistrais, a Irial Mag é responsável por construir um novo caminho para potencializar as farmácias de todo o país, de forma ética e transparente por meio da distribuição de ativos commodities e exclusivos como nutracêuticos, dermocosméticos e farmacêuticos, e muitos outros, produzidos com tecnologias inovadoras.
Nesta Black Friday, além das dicas acima sobre as expectativas dos consumidores e as estratégias de comunicação, convidamos você a mudar este pensamento que é imposto pelo monopólio. Chegou a hora de conhecer os benefícios que uma empresa que tem o coletivo como essência é capaz de oferecer para o seu negócio!
O fenômeno Black Friday é uma campanha mundial de vendas que tem forte apelo no preço. Por isso, é a queridinha dos consumidores, ainda mais porquê faz o coração bater mais acelerado pela compra daquele produto dos sonhos.
O efeito consumista causado pela ação de vendas é sentido por vários setores da economia, sendo o segundo evento comercial mais importante do último trimestre do ano, sucessor do Dia das Crianças e antecessor das compras de Natal, que envolve não só a compra de presentes, mas os gastos com decoração, roupas, calçados, alimentos e tudo que envolve às festas de confraternização.
Um fenômeno que impacta o setor magistral
Para muitas farmácias de manipulação, o mês de novembro e a aguardada sexta-feira da Black Friday representam altas vendas e novos clientes.
Ao analisar às expectativas de compra para este ano, os brasileiros estão interessados em adquirir produtos para beleza, saúde e esporte, segundo a pesquisa de intenção de compras da Wake em parceria com a Opinion Box.
O estudo revela que 18% dos entrevistados estão de olho nas promoções que envolvem artigos de Beleza e Cosméticos. Já 11% estão atentos às promoções de Farmácia e Saúde, sendo que mais 10% estão preocupados com compras ligados a atividades esportivas.
Neste recorte, o setor magistral consegue trabalhar com o desenvolvimento estratégico de produtos focados para beleza, saúde e esporte, como cosméticos com ativos inovadores, desconto em fórmulas e suplementos para o aumento do desempenho e benefícios das atividades físicas.
Para muitos empresários magistrais, a campanha é indispensável para impulsionar as vendas nesta reta final de ano. Por outro lado, muito além de apenas aproveitar a alta na demanda de vendas, é uma oportunidade para a farmácia criar experiências marcantes para as pessoas e fidelizar o seu público, seja o cliente mais fiel ou conquistar novos consumidores.

O preço da Black Friday
O conceito de focar em preços baixos tem perdido um pouco de espaço no quesito estratégico da Black Friday brasileira. Os consumidores estão cada vez mais utilizando o estudo de preço como base para conclusão de uma compra no período de promoção.
De acordo com a pesquisa citada acima, 32,5% dos brasileiros estão monitorando os preços, sendo que 37,8% pretende começar a pesquisar com cerca de um mês de antecedência. Ou seja, não adiantar querer enganar o cliente.
Este comportamento demonstra que o foco não precisa ser apenas o preço mais baixo, mas sim o valor agregado com uma boa técnica de venda. Por isso, uma alternativa que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil é o foco na experiência do cliente, ou seja, como a empresa interage do primeiro contato até o pós-vendas.
A ideia de fortalecer a experiência do cliente é indispensável para as farmácias de manipulação, uma vez que as interações que um cliente tem com a farmácia são determinantes para os resultados positivos do negócio, ainda mais com a conquista de uma cartela de clientes fidelizados e prontos para aumentar a publicidade boca a boca.
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Foco na experiência do cliente
A experiência do cliente é a soma de todas as interações que um cliente tem com a farmácia, desde o primeiro contato com uma simples cotação até a conclusão da compra e uma possível nova compra futura, seja deste primeiro produto cotado ou de outros.
Focar na experiência do cliente é um diferencial que agrega:
- Aumento na fidelização do cliente;
- Melhora na percepção sobre o produto e serviço;
- Torna a farmácia mais fortalecida no mercado.
Para isso, é importante entender como melhorar a experiência do cliente na sua farmácia de manipulação, como:
- Implementar estratégias inovadoras:
- Conhecer o público-alvo do seu negócio;
- Ouvir atentamente os consumidores;
- Usar os feedbacks para melhorar os produtos e serviços.
Muito mais do que apenas oferecer um desconto surpreendente na Black Friday, a farmácia magistral tem a característica da proximidade com o cliente como seu maior diferencial, certo? Desta forma, oferecer condições benéficas e inesperadas em outros momentos depois da campanha de vendas também é positivo na construção desta relação, como descontos especiais ou brindes.

A voz da farmácia magistral
A comunicação é uma ferramenta valiosa para impulsionar os resultados positivos da farmácia de manipulação, seja na campanha de Black Friday ou ao longo do ano. Desta forma, um diferencial é estabelecer uma comunicação com o consumidor antes mesmo das ações agressivas de vendas, que acaba envolvendo outros segmentos e dispersando a atenção do cliente.
O estudo da Wake revela que os consumidores brasileiros estão utilizando as redes sociais como critério para escolha de uma empresa para consumir seus produtos e serviços. 39,7% dos pesquisados revelaram que preferem receber comunicações e propagandas pelas redes sociais. Desta forma, a farmácia conta com duas ferramentas estratégicas para melhorar o desempenho das ações de marketing.
Para isso, não é apenas fazer uma brincadeira com a equipe da farmácia usando a música do momento, mas sim mostrar para o consumidor em potencial que a farmácia tem domínio do assunto e está pronta para ajudar àquele cliente.
Outro ponto revelado pela pesquisa é que 30,1% optam por receber comunicações e propagandas pelo WhatsApp. Neste caso, é mais uma maneira da farmácia inovar a comunicação com informações sobre os produtos, serviços, assim como é uma ferramenta que está ao alcance da mão do consumidor e que tem o poder de auxiliar o desempenho da farmácia.
Entenda como é simples colocar em prática algumas ideias:
- Investir em informativos simples sobre produtos e serviços;
- Fortalecer a identidade visual da farmácia nos processos de comunicação;
- Envio de lembretes para quem utiliza medicamentos contínuos;
- Uma mensagem para questionar sobre o tratamento feito com manipulados.
Utilizar o WhatsApp como uma ferramenta estratégica de comunicação é a alternativa mais eficiente para aumentar a fidelização do cliente com a farmácia.
.png)
Black Friday e o cooperativismo
A Black Friday representou durante muito tempo uma grande dor de cabeça para muitas farmácias de manipulação. A grande preocupação de muitos empreendedores magistrais estava em comprar a quantidade ideal para a realidade do seu negócio, e assim, sentir os resultados positivos da campanha, e sem o risco de investir na compra de um insumo que corre o risco de ficar parado no estoque e vencer.
O fracionamento adequado é um benefício que apenas uma distribuidora cooperativista como a Irial Mag é capaz de proporcionar. Além deste diferencial, os cooperados da Coopermag contam com os prazos de pagamento estendidos como uma estratégia para recuperar a margem de lucro, conseguindo comprar os insumos na Irial Mag com a quantidade adequada e com espaço de tempo para vender os produtos antes de concluir o pagamento.

O olhar da Irial Mag
A Irial Mag, primeira distribuidora de insumos farmacêuticos da Coopermag, possui como diferencial um olhar ecossistêmico para o mercado, que guia em direção ao propósito de oferecer insumos e condições para recuperar a margem e o vigor das farmácias de manipulação, sendo uma opção que favorece a quebra do monopólio dentro do segmento.
Como distribuidora de uma cooperativa de farmácias magistrais, a Irial Mag é responsável por construir um novo caminho para potencializar as farmácias de todo o país, de forma ética e transparente por meio da distribuição de ativos commodities e exclusivos como nutracêuticos, dermocosméticos e farmacêuticos, e muitos outros, produzidos com tecnologias inovadoras.
Nesta Black Friday, além das dicas acima sobre as expectativas dos consumidores e as estratégias de comunicação, convidamos você a mudar este pensamento que é imposto pelo monopólio. Chegou a hora de conhecer os benefícios que uma empresa que tem o coletivo como essência é capaz de oferecer para o seu negócio!
Atualizado em 30/10/2024
Atualizado em 30/10/2024