Oportunidades e Desafios para o Mercado de Suplementos

Os suplementos alimentares seguem em constante crescimento na rotina dos brasileiros. Ao longo de quase uma década, 2015 a 2024, houve um aumento expressivo no consumo. Uma pesquisa sobre hábitos revelou que 59% dos lares brasileiros há uma pessoa realizando a suplementação de alguma vitamina e/ou minerais. O crescimento desperta a atenção, em especial porquê esta mesma análise representou apenas 10% em 2015.
A Pesquisa de Mercado ABIAD “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil” reflete uma mudança de comportamento dos brasileiros em relação ao consumo de suplementos.
O estudo entrevistou 1006 pessoas de todas as classes sociais em sete importantes capitais do Brasil, são elas: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Belém (PA). Além disso, a análise respeitou uma divisão equilibrada de 50% de homens e 50% de mulheres dentro de um recorte de faixas etárias diversas entre 17 e 70 anos.
Uma das justificativas mais apontadas pelos entrevistados para a aceitação e consumo dos suplementos é a preocupação com a saúde, expectativa de vida, aumento do desempenho físico e a adoção de hábitos mais saudáveis na rotina.

Outro recorte importante do estudo da ABIAD é o hábito de procurar ajuda de especialistas pelo menos duas vezes ao ano. Neste caso, a pesquisa mostrou que 51% dos entrevistados utilizam suplementos com a recomendação de profissionais da saúde.
Vale ressaltar outro detalhe importante do estudo: 71% dos entrevistados procuram os médicos e 24% os especialistas em nutrição, sendo que este hábito é maior entre as mulheres do que em homens revelou a análise.
Os queridinhos dos consumidores são as vitaminas, proteínas e minerais. Por outro lado, para o consumo destes suplementos alimentares, 76% dos entrevistados responderam que a compra é feita em farmácias pela confiabilidade da origem. Além disso, 69% dos participantes utilizam a suplementação com foco para o desempenho das atividades esportivas.

Farmácia de manipulação e suplementos
O aquecimento do mercado de suplementos no hábito de consumo dos brasileiros é uma excelente oportunidade para a farmácia de manipulação ressaltar sua capacidade de produção sob demanda, em especial sua expertise e alta qualidade para os resultados dos clientes.
Neste cenário apontado pelo estudo, onde os usuários seguem recomendações de especialistas da saúde e estão em busca de soluções para a melhora do desempenho nas atividades físicas, a manipulação é o maior diferencial que uma farmácia magistral tem a oferecer.
O processo individualizado conforme a necessidade do consumidor é fundamental para criar suplementos com doses específicas, apostando em combinações exclusivas de insumos e formas de administração personalizadas e adaptadas ao cliente. Exemplificando este ponto, as inovações da farmácia como os formatos de gominhas com sabores mais atrativos para o paladar.

Ingredientes de alta qualidade
O mercado está inundado de suplementos para ganho de massa muscular, emagrecimento, imunidade ou saúde geral e a sua preocupação enquanto empreendedor magistral é como destacar o seu negócio neste cenário, certo?
O primeiro passo é o fornecimento de orientações certeiras pelo time de farmacêuticos da linha de frente, seja no balcão de atendimento ou pelos canais da farmácia nas redes sociais. Uma boa comunicação com orientações assertivas reforça a importância do papel do profissional da saúde na hora de confiar no produto adquirido e demonstra autoridade no assunto.
Outro grande diferencial é a utilização de matérias-primas eficazes e seguras para conquistar a confiança do cliente, em especial quando o resultado alcançado é comprovado justamente por ele.

Inovações em formulações
Os suplementos estão ganhando cada vez mais espaço nos hábitos das pessoas de diferentes faixas de idade, sendo que nas gerações mais novas as redes sociais são influenciadoras de comportamento.
Por outro lado, é um mercado que o público-alvo é diverso e com nichos específicos, como gestantes, idosos, atletas e crianças.
O investimento em inovações tecnológicas do mercado magistral com o respaldo de pesquisas e estudos sobre a eficácia é mais uma maneira de educar os consumidores sobre os benefícios de suplementos manipulados.
Um exemplo que ilustra este caso são os Biometais, os verdadeiros Minerais Quelatos disponíveis no mercado magistral pela Irial Mag. Minerais com certificação de qualidade e análises internas da distribuidora cooperativista, um diferencial que comprova a veracidade da quelação, o que contribui para uma fácil absorção pelo organismo e sem desconfortos gástricos.
Neste caso, a qualidade de minerais que são comprovadamente quelatos, além de ampliar a confiabilidade nos manipulados, atrai e fideliza um público que não para de crescer, ainda mais se a farmácia desenvolver ações estratégicas.

Quais ações estratégicas?
Ações que reforçam a autoridade da farmácia de manipulação e o comprometimento com o seu cliente. Um exemplo simples é o envio de uma mensagem questionando o processo de suplementação, demonstrando um acompanhamento secundário dos resultados daquele cliente.
Outra ação simples é a criação de um clube de benefícios, onde o cliente fidelizado indica outro cliente que também está em processo de suplementação para adquirir os produtos em formato manipulado pelo seu negócio e, ao mesmo tempo, ganha um brinde ou desconto na compra dele.
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Inovação e praticidade na prateleira
Ao procurar os serviços de uma farmácia de manipulação, o cliente não espera encontrar um produto acabado a pronta-entrega. O pulo do gato está justamente neste momento. A inclusão de acabados no portfólio do seu negócio com uma vitrine convidativa é uma maneira de engordar os lucros no final do mês.
Essa visão estratégica de mercado e atendimento ao cliente direcionou a Irial Mag para criar uma linha exclusiva de suplementos, a Irial Life.
Mesmo sendo uma linha de produtos acabados, a Irial Life tem ganhado destaque pela abordagem personalizada dos suplementos em uma combinação de ciência, inovação e cuidado com a saúde.
Suas fórmulas inovadoras e adaptadas às necessidades dos clientes atendem um público diversificado, como os atletas em busca de maior rendimento físico até adultos em busca de mais vitalidade para a rotina.
Uma linha de produtos acabados desenvolvida com o comprometimento de uma empresa cooperativista, alta qualidade e tecnologia avançada para facilitar o cotidiano da farmácia.
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São 10 produtos que oferecem soluções completas para diversas necessidades do corpo e da mente, como o fortalecimento do sistema imunológico de adultos e crianças, auxílio para o desempenho físico e mental e necessidades específicas da saúde da mulher.
A Irial Life é mais uma inovação mercadológica para as farmácias cooperadas da Coopermag, a cooperativa responsável pela Irial Mag.
Uma inovação elaborada com eficiência e segurança, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade para conquistar a confiança de profissionais de saúde e alcançar os resultados dos consumidores exigentes.
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Começar é o primeiro passo
Você certamente já escutou essa expressão, certo? Por isso, com o crescimento do mercado de suplementos alimentares, não tem como a farmácia de manipulação seguir de braços cruzados sem conquistar o seu espaço demonstrando o seu maior diferencial: a saúde individualizada.
As ferramentas para isso são simples: olhar para o mercado em crescimento com atenção, traçar um plano estratégico para estreitar os laços com os seus clientes, prestar ainda mais atenção nas inovações oferecidas pelos dos seus aliados magistrais e fortalecer a comunicação assertivo com os seus clientes.
As matérias-primas citadas neste artigo são voltadas para farmacêuticos magistrais. Consulte um médico de confiança e/ou farmácia de manipulação mais perto de você sobre o uso de qualquer tipo de substância.
Os suplementos alimentares seguem em constante crescimento na rotina dos brasileiros. Ao longo de quase uma década, 2015 a 2024, houve um aumento expressivo no consumo. Uma pesquisa sobre hábitos revelou que 59% dos lares brasileiros há uma pessoa realizando a suplementação de alguma vitamina e/ou minerais. O crescimento desperta a atenção, em especial porquê esta mesma análise representou apenas 10% em 2015.
A Pesquisa de Mercado ABIAD “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil” reflete uma mudança de comportamento dos brasileiros em relação ao consumo de suplementos.
O estudo entrevistou 1006 pessoas de todas as classes sociais em sete importantes capitais do Brasil, são elas: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Belém (PA). Além disso, a análise respeitou uma divisão equilibrada de 50% de homens e 50% de mulheres dentro de um recorte de faixas etárias diversas entre 17 e 70 anos.
Uma das justificativas mais apontadas pelos entrevistados para a aceitação e consumo dos suplementos é a preocupação com a saúde, expectativa de vida, aumento do desempenho físico e a adoção de hábitos mais saudáveis na rotina.

Outro recorte importante do estudo da ABIAD é o hábito de procurar ajuda de especialistas pelo menos duas vezes ao ano. Neste caso, a pesquisa mostrou que 51% dos entrevistados utilizam suplementos com a recomendação de profissionais da saúde.
Vale ressaltar outro detalhe importante do estudo: 71% dos entrevistados procuram os médicos e 24% os especialistas em nutrição, sendo que este hábito é maior entre as mulheres do que em homens revelou a análise.
Os queridinhos dos consumidores são as vitaminas, proteínas e minerais. Por outro lado, para o consumo destes suplementos alimentares, 76% dos entrevistados responderam que a compra é feita em farmácias pela confiabilidade da origem. Além disso, 69% dos participantes utilizam a suplementação com foco para o desempenho das atividades esportivas.

Farmácia de manipulação e suplementos
O aquecimento do mercado de suplementos no hábito de consumo dos brasileiros é uma excelente oportunidade para a farmácia de manipulação ressaltar sua capacidade de produção sob demanda, em especial sua expertise e alta qualidade para os resultados dos clientes.
Neste cenário apontado pelo estudo, onde os usuários seguem recomendações de especialistas da saúde e estão em busca de soluções para a melhora do desempenho nas atividades físicas, a manipulação é o maior diferencial que uma farmácia magistral tem a oferecer.
O processo individualizado conforme a necessidade do consumidor é fundamental para criar suplementos com doses específicas, apostando em combinações exclusivas de insumos e formas de administração personalizadas e adaptadas ao cliente. Exemplificando este ponto, as inovações da farmácia como os formatos de gominhas com sabores mais atrativos para o paladar.

Ingredientes de alta qualidade
O mercado está inundado de suplementos para ganho de massa muscular, emagrecimento, imunidade ou saúde geral e a sua preocupação enquanto empreendedor magistral é como destacar o seu negócio neste cenário, certo?
O primeiro passo é o fornecimento de orientações certeiras pelo time de farmacêuticos da linha de frente, seja no balcão de atendimento ou pelos canais da farmácia nas redes sociais. Uma boa comunicação com orientações assertivas reforça a importância do papel do profissional da saúde na hora de confiar no produto adquirido e demonstra autoridade no assunto.
Outro grande diferencial é a utilização de matérias-primas eficazes e seguras para conquistar a confiança do cliente, em especial quando o resultado alcançado é comprovado justamente por ele.

Inovações em formulações
Os suplementos estão ganhando cada vez mais espaço nos hábitos das pessoas de diferentes faixas de idade, sendo que nas gerações mais novas as redes sociais são influenciadoras de comportamento.
Por outro lado, é um mercado que o público-alvo é diverso e com nichos específicos, como gestantes, idosos, atletas e crianças.
O investimento em inovações tecnológicas do mercado magistral com o respaldo de pesquisas e estudos sobre a eficácia é mais uma maneira de educar os consumidores sobre os benefícios de suplementos manipulados.
Um exemplo que ilustra este caso são os Biometais, os verdadeiros Minerais Quelatos disponíveis no mercado magistral pela Irial Mag. Minerais com certificação de qualidade e análises internas da distribuidora cooperativista, um diferencial que comprova a veracidade da quelação, o que contribui para uma fácil absorção pelo organismo e sem desconfortos gástricos.
Neste caso, a qualidade de minerais que são comprovadamente quelatos, além de ampliar a confiabilidade nos manipulados, atrai e fideliza um público que não para de crescer, ainda mais se a farmácia desenvolver ações estratégicas.

Quais ações estratégicas?
Ações que reforçam a autoridade da farmácia de manipulação e o comprometimento com o seu cliente. Um exemplo simples é o envio de uma mensagem questionando o processo de suplementação, demonstrando um acompanhamento secundário dos resultados daquele cliente.
Outra ação simples é a criação de um clube de benefícios, onde o cliente fidelizado indica outro cliente que também está em processo de suplementação para adquirir os produtos em formato manipulado pelo seu negócio e, ao mesmo tempo, ganha um brinde ou desconto na compra dele.
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Ao procurar os serviços de uma farmácia de manipulação, o cliente não espera encontrar um produto acabado a pronta-entrega. O pulo do gato está justamente neste momento. A inclusão de acabados no portfólio do seu negócio com uma vitrine convidativa é uma maneira de engordar os lucros no final do mês.
Essa visão estratégica de mercado e atendimento ao cliente direcionou a Irial Mag para criar uma linha exclusiva de suplementos, a Irial Life.
Mesmo sendo uma linha de produtos acabados, a Irial Life tem ganhado destaque pela abordagem personalizada dos suplementos em uma combinação de ciência, inovação e cuidado com a saúde.
Suas fórmulas inovadoras e adaptadas às necessidades dos clientes atendem um público diversificado, como os atletas em busca de maior rendimento físico até adultos em busca de mais vitalidade para a rotina.
Uma linha de produtos acabados desenvolvida com o comprometimento de uma empresa cooperativista, alta qualidade e tecnologia avançada para facilitar o cotidiano da farmácia.
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São 10 produtos que oferecem soluções completas para diversas necessidades do corpo e da mente, como o fortalecimento do sistema imunológico de adultos e crianças, auxílio para o desempenho físico e mental e necessidades específicas da saúde da mulher.
A Irial Life é mais uma inovação mercadológica para as farmácias cooperadas da Coopermag, a cooperativa responsável pela Irial Mag.
Uma inovação elaborada com eficiência e segurança, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade para conquistar a confiança de profissionais de saúde e alcançar os resultados dos consumidores exigentes.
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Começar é o primeiro passo
Você certamente já escutou essa expressão, certo? Por isso, com o crescimento do mercado de suplementos alimentares, não tem como a farmácia de manipulação seguir de braços cruzados sem conquistar o seu espaço demonstrando o seu maior diferencial: a saúde individualizada.
As ferramentas para isso são simples: olhar para o mercado em crescimento com atenção, traçar um plano estratégico para estreitar os laços com os seus clientes, prestar ainda mais atenção nas inovações oferecidas pelos dos seus aliados magistrais e fortalecer a comunicação assertivo com os seus clientes.
As matérias-primas citadas neste artigo são voltadas para farmacêuticos magistrais. Consulte um médico de confiança e/ou farmácia de manipulação mais perto de você sobre o uso de qualquer tipo de substância.
Atualizado em 30/01/2025
Atualizado em 30/01/2025